CONCLUSÃO
Cidadania e democracia no mundo contemporrâneo
Como nós mesmos podemos constatar, nosso ideal democrático, apesar de ser baseado no ideal democrático dos gregos, é bem diferente da noção de democracia que os gregos tinham. No nosso país, por exemplo, percebemos que a nossa democracia permite que uma parte dos menores de 18 anos vote e que as pessoas com mais de 70 anos continuem a exercer seu direito de cidadania. E após muito tempo, depois de muitos movimentos revolucionistas, as mulheres e os analfabetos, que antes não tinham direito ao voto, conseguiram ter direito ao voto.
Mas cidadania, democracia, não é apenas ter direito ao voto. Cidadania também abarca direitos civis e sociais. Tomando a mulher como exemplo mais uma vez, percebemos que apesar dela ter conseguido o seu espaço na sociedade, ainda existe uma pequena distinção entre o sexo feminino e o masculino. O salário de um homem, por exemplo, muitas vezes chega a ser duas vezes maior que o da mulher, com os dois exercendo o mesmo cargo.
Quem sabe, daqui a um tempo, se a mulher continuar lutando por direitos realmente iguais, ela não consiga acabar de uma vez com essa diferença.
Eu gostei muito de fazer esse trabalho sobre a democracia grega. É importante conhecer e refletir sobre o pensamento de uma cultura que serviu de base para a construção da nossa e muito bom ver que depois de tanto tempo, os direitos civis, políticos e sociais estão caminhando e chegando cada vez mais perto de serem iguais para todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Comentário postado após a bibliografia.
Postar um comentário